terça-feira, 23 de julho de 2019

O Nosso talento é a MÚSICA

Este ano o tema escolhido pela nossa escola para a Festa de Final de Ano Lectivo era "Mostra de Talentos", cada sala escolhia um talento e mostrava-o. E nós? Nós somos a aula de Educação Musical portanto o nosso talento foi escolhido unanimemente por todas as educadoras, obviamente o nosso talento é a música.
A música? Ai mãe... a música é a nossa vida, a música é aquilo que nós fazemos todos os dias, a música é o nosso amor, agora talento? como mostramos a todos que a música é um talento, especialmente com a turma da pré, se todas as salas escolhem uma música e dançam-na? temos que ser diferentes, afinal o nosso talento é mesmo a música mas de uma forma diferente.
A minha cabeça nesta altura já andava a mil há hora, pouco tempo para ensaiar e nada preparado, a nossa sala tinha que ser diferente... pensei... pensei... fiz a minha fantástica pesquisa na Internet... e eis que descobri a música will will rock you mas com a letra da machadinha, foi muito bom. 
Nas aulas exploramos a música original da machadinha e esta nova versão, percebemos que a mesma letra tinha um ritmo tradicional/infantil e um ritmo rock, assim trabalhámos os géneros musicais. ainda descobri uma música que passou no filme dos Morangos com Açúcar que dizia "Quando cantas comigo o mundo brilha mais, brilha mais, porque o brilho do mundo, brilha em notas musicais", era uma música óptima para terminar uma actuação onde o talento era a música....
Então comecei na minha costura (como costumo dizer) corte a música daqui, juntei um bocadinho dali, cozia a outra que faltava e das três músicas fiz apenas uma simples e muito bonita, começava com a "machadinha" (música tradicional infantil) depois soava o som de um choque (como se todos nós no palco estivéssemos ligados à corrente) e aparecia a mesma machadinha mas com o ritmo da música will will rock you dos Queen, quando esta acabou ouviu-se o som de uma harpa como se os nossos sonhos estivessem a chegar e começou a música "Quando cantas comigo" dos Starberries do filme dos Morangos com açúcar. As músicas não estavam completas porque se não demoravas muito tempo ahahah, 
Tivemos um contratempo da nossa actuação ter sido adiada, pois era para ser no final do mês de Junho e todos nós estávamos preparados, mas devido a factores externos a festa foi adiada para dia 19 de Julho, que confusão as nossas aulas acabaram no final de Junho e estivemos meio mês sem aulas até à festa. Para os alunos do CATL foi impossível participar comigo porque entraram nas actividades das Férias de Verão e alguns dos meus alunos não estavam outros eram novos, depois à tarde quando eu ia para a escola eles tinham actividades lúdicas e não conseguimos ensaiar, e eles não participaram na minha actuação, foi muito mau mas tive que seguir para a frente. Com os alunos do pré escolar fui no dia antes para relembrar a música e fazer o ensaio geral, mesmo assim tentei passar a mensagem aos alunos que fossem para o palco para se divertir e se algum se esquecesse dos gestos que olhasse para mim, porque o importante era estamos contentes... e correu tudo muito bem.
A nossa actuação teve cerca de 6 minutos e mostramos dois géneros musicais para a mesma música e como através da música o mundo brilha mais, muito mais.
Foi tão giro e os alunos portaram-se tão bem.

"Uma mão cheia de sonhos,
À espera de se abrir,
A regra da felicidade, 
É nunca deixar de rir.

Saber que estamos aqui,
Dizer que é sempre assim!
Queremos viver, queremos sonhar,
A cantar até ao fim! (a cantar até ao fim!)

Quando cantas comigo o mundo brilha mais (brilha mais),
Porque o brilho do mundo brilha em notas musicais!"

(Letra da música escolhida para o final da actuação, Starberries "Quando cantas comigo")

A tal coisa dos estágios de Verão

Bem bem na SFUC tivemos um mês de Junho algo complicado, tínhamos várias músicas para ensaiar para fazer duas actividades distintas: o Estágio de Verão BJAC e a Banda Conjunta PAVV... bem eram cerca de 17 músicas.
Para juntar a isto tudo ainda tivemos o convite para participar nas tradicionais marchas populares de uma freguesia do nosso concelho... Ui mais 5 músicas populares, que embora mais fáceis dão sempre o seu trabalho a preparar além disso como o grupo ia dançar e "marchar" nenhuma nota podia sair do sítio se não, ai meu Deus era o fim da dança...
Mas conseguimos porque somos uma equipa fantástica tanto de professores como de alunos e músicos e estivemos à altura de tudo o que nos propuseram. As marchas foram um espectáculo e correram bastante bem, a Banda Conjunta ainda não fez nenhum concerto mas os ensaios também estão a correr bem dentro do que era pretendido. Mas e o estágio? ai o estágio...
Bem a BJAC como já tinha tido outras edições era uma coisa que todos nós conhecíamos pelo geral, os alunos aguardavam com bastante entusiasmo tudo, já os professores tinham algumas reservas e receios. Para situar todos, a BJAC é um Estágio de Música desenvolvido por 3 filarmónicas e pelas respectivas escolas de música onde este ano a SFUC se juntou. Durante 7 dias (8 a 13 de julho) proporcionam aos alunos das referidas escolas de música o trabalho com professores especializados e licenciados em cada instrumento, bem como o prazer de trabalhar com um professor de renome internacional. Durante esta semana cerca de 130 alunos com idades entre os 6 e os 18 anos tiveram aulas de naipe, orquestra (dividida em A - nível avançado e B - nível inicial), demonstrações de instrumentos e ainda uma parte de actividades lúdicas, tendo sido no final apresentados um concerto em cada localidade das bandas intervenientes onde é mostrado o trabalho desenvolvido pelos músicos. 
A SFUC chegou a este estágio com algum receio, há 3 edições que os outros alunos se conhecem e sabem como isto funciona mas a SFUC era a primeira vez, nunca tivemos uma experiência semelhante e os primeiros dias foram bastante puxado, tanto a nível de tocar como de conviver, porque para além de não estamos habituados a tocar durante tanto tempo fazer parte do grupo que há 3 anos já estava formado foi difícil e sentimos nos postos de parte (mas só no inicio). Eram muitas novidades em pouco tempo e gerir tudo estava a ser complicado para alguns de nós.
Fomos 20 alunos e 2 professores divididos pelos vários instrumentos e de lá trouxemos novas aprendizagens (tanto os alunos como os professores) … os professores aprenderam novas técnicas para ensinar música e sobretudo desenvolver novas formas de lidar com os alunos (não só os nossos mas todos os 130 que faziam parte do estágio), os alunos trouxeram com eles novas aprendizagens musicais, novos conceitos, novos conhecimentos e amigos e muito mais motivação.
Foi difícil mas hoje podemos dizer que esta equipa fantástica da SFUC esteve à altura de tudo o que lhe propuseram e foi uma experiência enriquecedora e para repetir.



quarta-feira, 29 de maio de 2019

149 anos não é para todos

149 anos não é para todos... pois é, no dia 24 de Maio de 2019 a banda da Sociedade Filarmónica União Calipolense comemorou 149 anos de existência, ui tantos anos.
Como não podia deixar de ser a Escola de Música desta sociedade não quis deixar de marcar presença e contribuir para enaltecer esta data e as suas comemorações.
Desta vez os professores decidiram perguntar aos alunos quais as suas músicas preferidas e quais as que gostavam de tocar... bem as respostas foram bastante divertidas e muito variadas como era de esperar devido às diferentes faixas etárias que constituem a nossa escola de música. De entre as "músicas da moda" como a professora lhe gosta de chamar até às bandas sonoras dos desenhos animados, tivemos tudo, mas estas foram as mais votadas... é claro que fazer arranjos de músicas de sintetizadores e computadores para que crianças consigam tocar é quase impossível, então os professores decidiram ficar pelos desenhos animados, mas como é que podíamos fazer algo "fixe" com isto?
Depois de muito pensar, verificar preferências musicais e analisar partituras eu lá tive uma grande ideia, e que tal se fizéssemos um concerto apenas com peças da Disney? Tudo me parecia muito bem, mas antes de revelar a ideia aos alunos foi preciso a aprovação do outro professor, que logo achou a ideia um máximo e escolhemos que o concerto teria o nome: "Viagem Musical ao Universo Disney".
Com a ideia escolhia é tempo de colocá-la em prática, tantas músicas, tantos alunos com idades diferentes e com graus musicais diferentes. Ai que confusão... Primeiro decidimos seleccionar os alunos por graus de aprendizagem, mas depois existiam músicas onde uns tocavam muito bem e outros ainda nem por isso, também existia o facto de que as raparigas não gostam das mesmas músicas do que os rapazes.. Estava complicado!
Lembrei-me então de dividir as raparigas todas para um lado e os rapazes para outro, assim cada grupo gostava das mesmas músicas e os que possuíam mais conhecimentos musicais ajudavam os que possuíam menos. Deixei apenas de parte os mais pequeninos porque como não têm aulas juntamente com os outros criaram eles um grupo... Resultou bastante bem! O pequeninos tocaram a Marcha do Mickey Maouse e ainda treinaram para apresentadores. O grupo das meninas tocou o tema "Let it Go" da Frozen, já os rapazes tocaram a música "Heigh-Ho" dos 7 anões. Como ainda tínhamos uns alunos mais velhos decidimos que a última música seria "Hakuna Matata" do filme do Rei Leão e aqui tocariam todos, desde os pequeninos até aos mais velhos que já integram a banda filarmónica. 
Após vários ensaios lá chegou o dia dos concertos (dia 25 de Maio, porque tinha que calhar em fim de semana). Pedi a todos os pais que a indumentária dos alunos teria que ser o mais parecido com a farda da banda possível, tinha de ser uma camisa (ou blusa) branca, umas calças/saia azul escura e sapatos tipo clássico (sabrinas para as meninas) pretos. Estavam tão lindos os "meus" meninos.
Iniciámos as comemorações com uma mini arruada feita pela escola de música até ao local dos concertos, depois as 17 h os mais pequeninos mostraram os seus dotes de apresentadores e começaram com a sua música, seguindo-se as meninas por gentileza dos cavalheiros que foram depois, acabámos a nossa actuação com toda a escola de música em palco.
E eu claro que ensaiei tudo, toquei com eles no dia e estava completamente nervosa e com um sorriso na cara para que eles não se apercebessem de nada, no final todo o meu nervosismo foi consumido pelo orgulho no trabalho que todos desenvolvemos ao longo de um mês inteiro e que resultou tão bem e do qual toda a gente gostou.
Um obrigado aos pais e a todos aqueles que ficaram nos "bastidores" e que possibilitaram que este concerto se realizasse.
Agora é continuar a trabalhar porque já fomos convidados para realizar outro concerto, ah pois é...
Tenho um orgulho enorme nestes miúdos.

terça-feira, 30 de abril de 2019

Mural: "Os Sons que nos rodeiam"

Ao longo das nossas aulas de Educação Musical fomos descobrindo que existem vários sons à nossa volta. Para os alunos muitos desses sons tornam-se tão banais que muitas vezes passam despercebidos e ficam esquecidos na rotina do quotidiano. Então a professora teve a ideia de registar todos esses sons que os alunos ouviam e no final criar um Mural para a nossa sala de aula.
Foi uma actividade bastante engraçada, com os alunos do Pré-escolar I e II (3/4 e 5/6 anos) fizemos uma roda e sentámos no chão, durante alguns segundos fechamos os olhos e fizemos silêncio de forma a registar na nossa cabeça os sons que ouvíamos à nossa volta. As respostas foram muito divertidas e dentro daquilo que se esperava hahaha... ouvimos os nossos colegas a brincar na sala mesmo em frente da nossa... descobrimos que no nosso quintal existe uma tampa de esgoto que faz barulho quando os meninos saltam em cima dela... registámos o som da carrinha do ATL que ia buscar os meninos grandes à Escola Primária... ficamos espantados com um barulho um bocadinho estranho que não conseguíamos identificar o que era, mas a professora explicou que era o carro do lixo que a senhora da limpeza ia levara até ao caixote do lixo que fica fora da nossa escola, mas como os alunos estavam um pouco desconfiados a professora deixou-os espreitar pela janela para terem a certeza do barulho que era... ainda tivemos tempo para ouvir os passarinhos, os gatos que moram no nosso quintal, os adultos a falar e as crianças a brincar.
Com os meninos do CATL I e II (1º, 2º, 3º e 4º ano de escolaridade) a actividade foi muito semelhante mas um pouco mais complexa. Também ficámos em silêncio de olhos fechados a ouvir os ruídos e os sons que existiam à nossa volta... ouvimos as pessoas, os passarinhos, o vento a passar pela janela, os alunos mais atentos descobriram o ruído do ar-condicionado e ouvimos todos os sons que existem no nosso quintal. Mas desta vez a professora foi mais exigente e pediu que cada aluno registasse uma fonte sonora que o rodeasse, por exemplo objectos que produzem sons ou ruídos. As respostas andaram todas muito parecidas, vimos que os instrumentos musicais produzem sons... as tecnologias também, como é o caso dos computadores, dos rádios, das televisões, dos tabeles, dos telemóveis, etc... houve meninos que referiram que o nosso corpo também produz sons... e outros que mostraram que também a natureza produz vários ruídos e sons.
No final da actividade, todas os alunos, registaram num papel (através de desenho para os mais pequenos e de palavras para os mais crescidos), os sons que os rodeavam e a professoram colocou todos os registos no painel da nossa sala de aula, formando um novo Mural com o título: "Os sons que nos rodeiam".
Assim percebemos que existem sons agradáveis e sons desagradáveis e descobrimos a diferença entre os sons, os ruídos e os barulhos.

Imagem relacionada

segunda-feira, 11 de março de 2019

Carnaval Musical

Uma das minhas datas comemorativas preferidas é o Carnaval, tanta alegria, cores, músicas, emoções e diversão que podemos construir à volta deste tema.
Como não poderia deixar de ser, levei todo o meu entusiasmo por esta comemoração para a minha sala de aula. Nas duas turmas de Pré-escolar (3/4 e 4/5 anos) criamos um Baile de Carnaval, onde ouvimos diferentes marchinhas de Carnaval, daquelas que todos reconhecem, e onde eu expliquei as características deste género de música, mostrando-lhe como é diferente das canções que costumamos cantar. Aprendemos também que os instrumentos mais utilizados neste estilo de músicas são os tambores, as caixas de rufo, as pandeireta, as maracas, etc., e utilizamos todos os que tínhamos disponíveis na nossa sala de aula para acompanhar as músicas que ouvíamos. Entre serpentinas, balões e muita dança, ainda tivemos tempo para aprender a canção: "Vivam os Palhaço... Viva o Carnaval" das Edições Convite à Música. Foi um máximo!
Com os alunos do CATL (6 a 10 anos) foi mais ou menos igual, realizamos o Baile de Carnaval, mas desta vez retiramos um pouco da dança e demos lugar à imaginação e aos instrumentos musicais. Foi feita uma lista de todas músicas carnavalescas que os alunos conheciam e as famosas marchinhas de Carnaval estavam, como era de esperar, no topo da lista. Utilizamos os nossos instrumentos da sala para acompanhar as músicas de Carnaval e criámos ritmos novos, pois reparamos que as músicas deste tema têm todas uns ritmos muito animados, rápidos e enérgicos.
Mas o Carnaval, deste ano, não ficou por aqui... Na Escola de Música da Banda Filarmónica tínhamos que preparar para integrar o desfile da nossa Vila, que ocorria no domingo de Carnaval... Ui foi uma enorme confusão...! Começamos por preparar com antecedência algumas marchas de Carnaval que queríamos tocar no desfile, mas o tempo estava muito incerto, não podíamos correr o risco de levar os nossos instrumentos musicais para a rua e depois acabar por chover, de qualquer forma tínhamos que ter bastante cuidado com os sprays, papelinhos e todos as brincadeiras de carnaval que danificam os instrumentos... pronto optamos por não os levar e participar apenas com percussão e instrumentos orff. O tema que escolhemos foi: "Mickey e Minnie numa aventura musical" por isso havia algumas coisas a ter em conta, para o fato precisávamos de uma saia/calções vermelhos e uma blusa e meias pretas, a Escola de Música comprou as orelhinhas para as meninas e umas cartolas para os meninos. Eu em casa fiz várias silhuetas da cara do Mickey, cerca de 100, em cartolina preta e colei uma frase a desejar bom Carnaval, fiz bolachas também com o formato da cara do Mickey e compramos rebuçados, bolinhas de neve (vermelhos claro, para condizer com o fato e o tema). Levei tudo dentro de uns cestos devidamente decorados para a ocasião e distribuímos todos carinhas e rebuçados pelas pessoas que estavam a assistir ao desfile, mas as bolachas essas comemos nós ahahahah.
Apesar de todos os imprevistos, o tempo até foi nosso amigo e esteve quentinho, e nós aproveitamos ao máximo e divertimos porque o Carnaval serve para isso mesmo, para nos divertirmos.



terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Mural "Os nossos gostos Musicais"

O início do ano lectivo é sempre um tempo de descobertas, tanto para a professora que recebe novos alunos, como para os alunos que têm uma nova aula e uma nova professora ou apenas revêm a antiga.
Fazemos apresentações, cantamos canções com os nossos nomes, fazemos jogos de identificação pessoal, mas é uma aula de educação musical portanto é preciso conhecer a parte musical de cada criança... ah pois!
A identificação musical é tão importante como a identificação pessoal. E agora como arranjamos uma forma divertida de ficar a conhecer as nossas musicas preferidas?
A professora teve a ideia de criarmos um Mural que é um quadro que contém muitas informações, e demos-lhe o nome: "Os nossos gostos musicais".
Neste mural cada aluno desenhou, escreveu, pintou, etc., a sua música preferida. Depois todos ouvimos as músicas dos colegas, ficamos a conhecer o seu nome, quem a canta, quem a compôs e qual o seu género musical... foi bastante divertido!
As músicas preferidas dos meninos do pré-escolar baseavam-se muito nos desenhos animados, entre as mais escolhidas apareciam: "Pjmasks", "Frozen", "Ladybug", entre outras. Já os alunos mais velhos do CATL preferem as "músicas da moda" (como eles lhe gostam de chamar), gostam do estilo Reggaeton, Pop latino, Freestyle... e entre as suas músicas preferidas destacam-se: "Despacito", "Você partiu meu coração", "Amor não tem idade", entre muitas outras.
Esta actividade foi realizada entre 22 e 24 de Outubro/18 e aprendemos todos bastantes coisas com ela... A professora ficou a conhecer os gostos musicais de cada um e pode explora-los mais vezes nas aulas. Os alunos ficaram também a conhecer as músicas preferidas dos colegas e viram como os gostos podem ser diferentes e temos que saber aceitá-los, aprenderam também estilos e géneros musicais que não conheciam.
Ah e ainda ouvem um tempinho para cantarem as suas musicas preferidas.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Os meus pequenos grandes músicos

"De pequenino se torce o pepino", é uma expressão muito utilizada na minha terra mostrando que é desde pequeno que se começa a aprender aquilo que gostamos. 
E na Escola de Música "Pequenas Estrelas Também Brilham" da Banda Filarmónica União Calipolense, nós utilizamos bem esta expressão, para além das várias etapas que temos, nas aulas de música para crianças (com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos) formamos uma mini banda. Pois é, os nossos alunos mais pequeninos fardaram-se a rigor tal como a banda filarmónica e subiram ao coreto onde mostraram aquilo que já conseguem tocar nos seus instrumentos, ah pois.. e como eles dizem "já tocam instrumentos de meninos grandes", estando distribuídos pela requinta (clarinete em mi bemol) e pelo trompete.
Levamos estantes como na banda, só que as nossas partituras são bem mais giras, cada nota tem uma cor e/ou símbolo diferente para que todos as conheçam bem e as posições do instrumento estão desenhadas nas respectivas notas, mas alguns fazem batotice e imitam os dedos da professora ahahah... Com algum esforço e dedicação por parte de todos conseguimos apresentar a música "Brilha brilha estrelinha" que eu escolhi para ser o hino da nossa escola de música, uma vez que o nome do projecto é "Pequenas Estrelas Também Brilham".
Foi um máximo, todos adoram (público e músicos), as palmas e o entusiasmo de tocar para as pessoas invadiu o coraçãozinho dos meus pequenos grandes músicos e já repetimos várias vezes esta actuação em festas da banda e de natal e obtivemos sempre o mesmo apreço por parte do público.
É maravilhoso trabalhar a música de forma mais séria, pois realizar um concerto (ainda que pequeno) é muito importante e de responsabilidade, mas com crianças torna-se tudo tão mais divertido, as notas ganham bonecos, símbolos, cores e toda a música torna-se ainda mais bonita e especial.




quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Festa de Natal

A festa de Natal da nossa escola foi no dia 15 de Dezembro, como sempre as educadoras escolhem um tema e para a festa e cada turma elabora a sua actuação dentro do tema escolhido.
O tema este ano foi "O Natal nas Asas do Arco-íris"... pois com um tema assim foi logo uma azafama para arranjar uma actuação, ainda para mais as minhas aulas de Educação Musical são constituídas por duas turmas de pré-escolar, a primeira dos 3 e 4 anos (17 alunos) e a outra dos 4 e 5 anos (14 alunos), mais duas de CATL, uma com meninos do 1º e 2º da primária e a outra com meninos do 3º e 4º.
O desespero aumentou quando me foi pedido para fazer apenas uma actuação, pois a escola tem muitas turmas o que torna a festa mais enfadonha. Então na "Actuação da Prof de Música" (como as colegas apelidaram a minha actuação) eu tinha que colocar cerca de 40 crianças em palco, com idades compreendidas entre os 3 e os 10 anos, os mais velhos que querem mostrar o que sabem tocar e os mais novos que ainda nem tocam... Foi o desespero...
Depois de procurar músicas, temas, histórias, e uma forma de juntar este pessoal todo, decidi ser um própria a fazer a montagem da nossa música... e assim foi.
Todos juntos criamos o "Musical Natal Embrulhado" (ideia retirada da net), com os alunos do pré-escolar coreografamos e cantamos a música "O Pai Natal está a chegar" (da Edições Convite à Música) enquanto isto os alunos do CATL faziam caras de aborrecimento, mas logo de seguida ouvi-se uma fita magnética virar e começou a música "Música de Natal 2015" (da Rádio Comercial) qu foi a escolhida pelos alunos mais velhos, estes cantaram e acompanharam a coreografia com instrumentos Orff. No final desta música ouvi-se: "O Natal é sinónimo de paz e união, podes não gostar da música dos outros mas haverá uma especial que toca em todos os corações", posto isto tocam vários guizos e surge a música "Presente de Natal" onde todos os alunos (grandes e pequenos) se juntaram, cantaram e mostraram que mesmo com os gostos musicais diferentes há sempre uma música que nos une, e foi com este espírito de união e amor que acabamos com um abraço a nossa actuação, que mesmo confusa no início resultou tão, mas tão bem, e o mais importante é que os meninos adoraram e divertiram-se imenso (tanto no palco como nos ensaios).




"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria sobre os instrumentos que fazem parte a música. Aí, encantada com a beleza da música, ela mesmo me pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas . Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes." (Rubem Alves)

Sou musicóloga e professora de música há cerca de 5 anos numa banda filarmónica, onde lecciono aulas de música para bebés de 1 aos 3 anos, para crianças dos 4 anos 6 anos e depois a parti dos 6 anos sem limite de idade (onde as etapas de ensino são: iniciação e formação musical, solfejo, instrumentos de sopro e percussão e classe de conjunto).
Mas de há 1 ano para cá comecei uma grande aventura de dar aulas de Educação Musical numa instituição privada, aqui tenho 4 turmas: Pré I (3/4 anos de idade), Pré II (4/5 anos de idade), CATL I (1º/2º de escolaridade) e CATL II (3º/4º ano de escolaridade).
Dividir estas aulas todas pela minúscula semana e ainda conjugar com o emprego de musicologia com horário normal das 9 as 5 (como se costuma dizer na minha terra).
Trabalhar, preparar aulas, ser dona de casa e esposa... o meu dia é uma adrenalina constante mas adoro aquilo que faço.