Ao longo das nossas aulas de Educação Musical fomos descobrindo que existem vários sons à nossa volta. Para os alunos muitos desses sons tornam-se tão banais que muitas vezes passam despercebidos e ficam esquecidos na rotina do quotidiano. Então a professora teve a ideia de registar todos esses sons que os alunos ouviam e no final criar um Mural para a nossa sala de aula.
Foi uma actividade bastante engraçada, com os alunos do Pré-escolar I e II (3/4 e 5/6 anos) fizemos uma roda e sentámos no chão, durante alguns segundos fechamos os olhos e fizemos silêncio de forma a registar na nossa cabeça os sons que ouvíamos à nossa volta. As respostas foram muito divertidas e dentro daquilo que se esperava hahaha... ouvimos os nossos colegas a brincar na sala mesmo em frente da nossa... descobrimos que no nosso quintal existe uma tampa de esgoto que faz barulho quando os meninos saltam em cima dela... registámos o som da carrinha do ATL que ia buscar os meninos grandes à Escola Primária... ficamos espantados com um barulho um bocadinho estranho que não conseguíamos identificar o que era, mas a professora explicou que era o carro do lixo que a senhora da limpeza ia levara até ao caixote do lixo que fica fora da nossa escola, mas como os alunos estavam um pouco desconfiados a professora deixou-os espreitar pela janela para terem a certeza do barulho que era... ainda tivemos tempo para ouvir os passarinhos, os gatos que moram no nosso quintal, os adultos a falar e as crianças a brincar.
Com os meninos do CATL I e II (1º, 2º, 3º e 4º ano de escolaridade) a actividade foi muito semelhante mas um pouco mais complexa. Também ficámos em silêncio de olhos fechados a ouvir os ruídos e os sons que existiam à nossa volta... ouvimos as pessoas, os passarinhos, o vento a passar pela janela, os alunos mais atentos descobriram o ruído do ar-condicionado e ouvimos todos os sons que existem no nosso quintal. Mas desta vez a professora foi mais exigente e pediu que cada aluno registasse uma fonte sonora que o rodeasse, por exemplo objectos que produzem sons ou ruídos. As respostas andaram todas muito parecidas, vimos que os instrumentos musicais produzem sons... as tecnologias também, como é o caso dos computadores, dos rádios, das televisões, dos tabeles, dos telemóveis, etc... houve meninos que referiram que o nosso corpo também produz sons... e outros que mostraram que também a natureza produz vários ruídos e sons.
No final da actividade, todas os alunos, registaram num papel (através de desenho para os mais pequenos e de palavras para os mais crescidos), os sons que os rodeavam e a professoram colocou todos os registos no painel da nossa sala de aula, formando um novo Mural com o título: "Os sons que nos rodeiam".
Assim percebemos que existem sons agradáveis e sons desagradáveis e descobrimos a diferença entre os sons, os ruídos e os barulhos.
Sem comentários:
Enviar um comentário