A festa de Natal da nossa escola foi no dia 15 de Dezembro, como sempre as educadoras escolhem um tema e para a festa e cada turma elabora a sua actuação dentro do tema escolhido.
O tema este ano foi "O Natal nas Asas do Arco-íris"... pois com um tema assim foi logo uma azafama para arranjar uma actuação, ainda para mais as minhas aulas de Educação Musical são constituídas por duas turmas de pré-escolar, a primeira dos 3 e 4 anos (17 alunos) e a outra dos 4 e 5 anos (14 alunos), mais duas de CATL, uma com meninos do 1º e 2º da primária e a outra com meninos do 3º e 4º.
O desespero aumentou quando me foi pedido para fazer apenas uma actuação, pois a escola tem muitas turmas o que torna a festa mais enfadonha. Então na "Actuação da Prof de Música" (como as colegas apelidaram a minha actuação) eu tinha que colocar cerca de 40 crianças em palco, com idades compreendidas entre os 3 e os 10 anos, os mais velhos que querem mostrar o que sabem tocar e os mais novos que ainda nem tocam... Foi o desespero...
Depois de procurar músicas, temas, histórias, e uma forma de juntar este pessoal todo, decidi ser um própria a fazer a montagem da nossa música... e assim foi.
Todos juntos criamos o "Musical Natal Embrulhado" (ideia retirada da net), com os alunos do pré-escolar coreografamos e cantamos a música "O Pai Natal está a chegar" (da Edições Convite à Música) enquanto isto os alunos do CATL faziam caras de aborrecimento, mas logo de seguida ouvi-se uma fita magnética virar e começou a música "Música de Natal 2015" (da Rádio Comercial) qu foi a escolhida pelos alunos mais velhos, estes cantaram e acompanharam a coreografia com instrumentos Orff. No final desta música ouvi-se: "O Natal é sinónimo de paz e união, podes não gostar da música dos outros mas haverá uma especial que toca em todos os corações", posto isto tocam vários guizos e surge a música "Presente de Natal" onde todos os alunos (grandes e pequenos) se juntaram, cantaram e mostraram que mesmo com os gostos musicais diferentes há sempre uma música que nos une, e foi com este espírito de união e amor que acabamos com um abraço a nossa actuação, que mesmo confusa no início resultou tão, mas tão bem, e o mais importante é que os meninos adoraram e divertiram-se imenso (tanto no palco como nos ensaios).
Sem comentários:
Enviar um comentário