sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Os meus pequenos grandes músicos

"De pequenino se torce o pepino", é uma expressão muito utilizada na minha terra mostrando que é desde pequeno que se começa a aprender aquilo que gostamos. 
E na Escola de Música "Pequenas Estrelas Também Brilham" da Banda Filarmónica União Calipolense, nós utilizamos bem esta expressão, para além das várias etapas que temos, nas aulas de música para crianças (com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos) formamos uma mini banda. Pois é, os nossos alunos mais pequeninos fardaram-se a rigor tal como a banda filarmónica e subiram ao coreto onde mostraram aquilo que já conseguem tocar nos seus instrumentos, ah pois.. e como eles dizem "já tocam instrumentos de meninos grandes", estando distribuídos pela requinta (clarinete em mi bemol) e pelo trompete.
Levamos estantes como na banda, só que as nossas partituras são bem mais giras, cada nota tem uma cor e/ou símbolo diferente para que todos as conheçam bem e as posições do instrumento estão desenhadas nas respectivas notas, mas alguns fazem batotice e imitam os dedos da professora ahahah... Com algum esforço e dedicação por parte de todos conseguimos apresentar a música "Brilha brilha estrelinha" que eu escolhi para ser o hino da nossa escola de música, uma vez que o nome do projecto é "Pequenas Estrelas Também Brilham".
Foi um máximo, todos adoram (público e músicos), as palmas e o entusiasmo de tocar para as pessoas invadiu o coraçãozinho dos meus pequenos grandes músicos e já repetimos várias vezes esta actuação em festas da banda e de natal e obtivemos sempre o mesmo apreço por parte do público.
É maravilhoso trabalhar a música de forma mais séria, pois realizar um concerto (ainda que pequeno) é muito importante e de responsabilidade, mas com crianças torna-se tudo tão mais divertido, as notas ganham bonecos, símbolos, cores e toda a música torna-se ainda mais bonita e especial.




Sem comentários:

Enviar um comentário