terça-feira, 23 de julho de 2019

A tal coisa dos estágios de Verão

Bem bem na SFUC tivemos um mês de Junho algo complicado, tínhamos várias músicas para ensaiar para fazer duas actividades distintas: o Estágio de Verão BJAC e a Banda Conjunta PAVV... bem eram cerca de 17 músicas.
Para juntar a isto tudo ainda tivemos o convite para participar nas tradicionais marchas populares de uma freguesia do nosso concelho... Ui mais 5 músicas populares, que embora mais fáceis dão sempre o seu trabalho a preparar além disso como o grupo ia dançar e "marchar" nenhuma nota podia sair do sítio se não, ai meu Deus era o fim da dança...
Mas conseguimos porque somos uma equipa fantástica tanto de professores como de alunos e músicos e estivemos à altura de tudo o que nos propuseram. As marchas foram um espectáculo e correram bastante bem, a Banda Conjunta ainda não fez nenhum concerto mas os ensaios também estão a correr bem dentro do que era pretendido. Mas e o estágio? ai o estágio...
Bem a BJAC como já tinha tido outras edições era uma coisa que todos nós conhecíamos pelo geral, os alunos aguardavam com bastante entusiasmo tudo, já os professores tinham algumas reservas e receios. Para situar todos, a BJAC é um Estágio de Música desenvolvido por 3 filarmónicas e pelas respectivas escolas de música onde este ano a SFUC se juntou. Durante 7 dias (8 a 13 de julho) proporcionam aos alunos das referidas escolas de música o trabalho com professores especializados e licenciados em cada instrumento, bem como o prazer de trabalhar com um professor de renome internacional. Durante esta semana cerca de 130 alunos com idades entre os 6 e os 18 anos tiveram aulas de naipe, orquestra (dividida em A - nível avançado e B - nível inicial), demonstrações de instrumentos e ainda uma parte de actividades lúdicas, tendo sido no final apresentados um concerto em cada localidade das bandas intervenientes onde é mostrado o trabalho desenvolvido pelos músicos. 
A SFUC chegou a este estágio com algum receio, há 3 edições que os outros alunos se conhecem e sabem como isto funciona mas a SFUC era a primeira vez, nunca tivemos uma experiência semelhante e os primeiros dias foram bastante puxado, tanto a nível de tocar como de conviver, porque para além de não estamos habituados a tocar durante tanto tempo fazer parte do grupo que há 3 anos já estava formado foi difícil e sentimos nos postos de parte (mas só no inicio). Eram muitas novidades em pouco tempo e gerir tudo estava a ser complicado para alguns de nós.
Fomos 20 alunos e 2 professores divididos pelos vários instrumentos e de lá trouxemos novas aprendizagens (tanto os alunos como os professores) … os professores aprenderam novas técnicas para ensinar música e sobretudo desenvolver novas formas de lidar com os alunos (não só os nossos mas todos os 130 que faziam parte do estágio), os alunos trouxeram com eles novas aprendizagens musicais, novos conceitos, novos conhecimentos e amigos e muito mais motivação.
Foi difícil mas hoje podemos dizer que esta equipa fantástica da SFUC esteve à altura de tudo o que lhe propuseram e foi uma experiência enriquecedora e para repetir.



Sem comentários:

Enviar um comentário