terça-feira, 23 de julho de 2019

O Nosso talento é a MÚSICA

Este ano o tema escolhido pela nossa escola para a Festa de Final de Ano Lectivo era "Mostra de Talentos", cada sala escolhia um talento e mostrava-o. E nós? Nós somos a aula de Educação Musical portanto o nosso talento foi escolhido unanimemente por todas as educadoras, obviamente o nosso talento é a música.
A música? Ai mãe... a música é a nossa vida, a música é aquilo que nós fazemos todos os dias, a música é o nosso amor, agora talento? como mostramos a todos que a música é um talento, especialmente com a turma da pré, se todas as salas escolhem uma música e dançam-na? temos que ser diferentes, afinal o nosso talento é mesmo a música mas de uma forma diferente.
A minha cabeça nesta altura já andava a mil há hora, pouco tempo para ensaiar e nada preparado, a nossa sala tinha que ser diferente... pensei... pensei... fiz a minha fantástica pesquisa na Internet... e eis que descobri a música will will rock you mas com a letra da machadinha, foi muito bom. 
Nas aulas exploramos a música original da machadinha e esta nova versão, percebemos que a mesma letra tinha um ritmo tradicional/infantil e um ritmo rock, assim trabalhámos os géneros musicais. ainda descobri uma música que passou no filme dos Morangos com Açúcar que dizia "Quando cantas comigo o mundo brilha mais, brilha mais, porque o brilho do mundo, brilha em notas musicais", era uma música óptima para terminar uma actuação onde o talento era a música....
Então comecei na minha costura (como costumo dizer) corte a música daqui, juntei um bocadinho dali, cozia a outra que faltava e das três músicas fiz apenas uma simples e muito bonita, começava com a "machadinha" (música tradicional infantil) depois soava o som de um choque (como se todos nós no palco estivéssemos ligados à corrente) e aparecia a mesma machadinha mas com o ritmo da música will will rock you dos Queen, quando esta acabou ouviu-se o som de uma harpa como se os nossos sonhos estivessem a chegar e começou a música "Quando cantas comigo" dos Starberries do filme dos Morangos com açúcar. As músicas não estavam completas porque se não demoravas muito tempo ahahah, 
Tivemos um contratempo da nossa actuação ter sido adiada, pois era para ser no final do mês de Junho e todos nós estávamos preparados, mas devido a factores externos a festa foi adiada para dia 19 de Julho, que confusão as nossas aulas acabaram no final de Junho e estivemos meio mês sem aulas até à festa. Para os alunos do CATL foi impossível participar comigo porque entraram nas actividades das Férias de Verão e alguns dos meus alunos não estavam outros eram novos, depois à tarde quando eu ia para a escola eles tinham actividades lúdicas e não conseguimos ensaiar, e eles não participaram na minha actuação, foi muito mau mas tive que seguir para a frente. Com os alunos do pré escolar fui no dia antes para relembrar a música e fazer o ensaio geral, mesmo assim tentei passar a mensagem aos alunos que fossem para o palco para se divertir e se algum se esquecesse dos gestos que olhasse para mim, porque o importante era estamos contentes... e correu tudo muito bem.
A nossa actuação teve cerca de 6 minutos e mostramos dois géneros musicais para a mesma música e como através da música o mundo brilha mais, muito mais.
Foi tão giro e os alunos portaram-se tão bem.

"Uma mão cheia de sonhos,
À espera de se abrir,
A regra da felicidade, 
É nunca deixar de rir.

Saber que estamos aqui,
Dizer que é sempre assim!
Queremos viver, queremos sonhar,
A cantar até ao fim! (a cantar até ao fim!)

Quando cantas comigo o mundo brilha mais (brilha mais),
Porque o brilho do mundo brilha em notas musicais!"

(Letra da música escolhida para o final da actuação, Starberries "Quando cantas comigo")

A tal coisa dos estágios de Verão

Bem bem na SFUC tivemos um mês de Junho algo complicado, tínhamos várias músicas para ensaiar para fazer duas actividades distintas: o Estágio de Verão BJAC e a Banda Conjunta PAVV... bem eram cerca de 17 músicas.
Para juntar a isto tudo ainda tivemos o convite para participar nas tradicionais marchas populares de uma freguesia do nosso concelho... Ui mais 5 músicas populares, que embora mais fáceis dão sempre o seu trabalho a preparar além disso como o grupo ia dançar e "marchar" nenhuma nota podia sair do sítio se não, ai meu Deus era o fim da dança...
Mas conseguimos porque somos uma equipa fantástica tanto de professores como de alunos e músicos e estivemos à altura de tudo o que nos propuseram. As marchas foram um espectáculo e correram bastante bem, a Banda Conjunta ainda não fez nenhum concerto mas os ensaios também estão a correr bem dentro do que era pretendido. Mas e o estágio? ai o estágio...
Bem a BJAC como já tinha tido outras edições era uma coisa que todos nós conhecíamos pelo geral, os alunos aguardavam com bastante entusiasmo tudo, já os professores tinham algumas reservas e receios. Para situar todos, a BJAC é um Estágio de Música desenvolvido por 3 filarmónicas e pelas respectivas escolas de música onde este ano a SFUC se juntou. Durante 7 dias (8 a 13 de julho) proporcionam aos alunos das referidas escolas de música o trabalho com professores especializados e licenciados em cada instrumento, bem como o prazer de trabalhar com um professor de renome internacional. Durante esta semana cerca de 130 alunos com idades entre os 6 e os 18 anos tiveram aulas de naipe, orquestra (dividida em A - nível avançado e B - nível inicial), demonstrações de instrumentos e ainda uma parte de actividades lúdicas, tendo sido no final apresentados um concerto em cada localidade das bandas intervenientes onde é mostrado o trabalho desenvolvido pelos músicos. 
A SFUC chegou a este estágio com algum receio, há 3 edições que os outros alunos se conhecem e sabem como isto funciona mas a SFUC era a primeira vez, nunca tivemos uma experiência semelhante e os primeiros dias foram bastante puxado, tanto a nível de tocar como de conviver, porque para além de não estamos habituados a tocar durante tanto tempo fazer parte do grupo que há 3 anos já estava formado foi difícil e sentimos nos postos de parte (mas só no inicio). Eram muitas novidades em pouco tempo e gerir tudo estava a ser complicado para alguns de nós.
Fomos 20 alunos e 2 professores divididos pelos vários instrumentos e de lá trouxemos novas aprendizagens (tanto os alunos como os professores) … os professores aprenderam novas técnicas para ensinar música e sobretudo desenvolver novas formas de lidar com os alunos (não só os nossos mas todos os 130 que faziam parte do estágio), os alunos trouxeram com eles novas aprendizagens musicais, novos conceitos, novos conhecimentos e amigos e muito mais motivação.
Foi difícil mas hoje podemos dizer que esta equipa fantástica da SFUC esteve à altura de tudo o que lhe propuseram e foi uma experiência enriquecedora e para repetir.